O que é Edema periférico?
O inchaço indolor dos pés e tornozelos é um problema comum, especialmente entre os idosos.
O aumento anormal de líquidos nos tornozelos, pés e pernas é chamado de edema.
Causas
O inchaço nos pés, pernas e tornozelos é comum nas seguintes situações:
- Excesso de peso
- Coágulo sanguíneo na perna
- Idade avançada
- Infecção na perna
- Veias nas pernas sem capacidade de bombear sangue apropriadamente de volta ao coração
Lesão ou cirurgia envolvendo a perna, tornozelo ou pé pode causar inchaço. O inchaço também pode ocorrer após cirurgia da pélvis, especialmente para câncer.
Vôos prolongados de avião ou viagens de carro, assim como ficar em pé por longos períodos de tempo, frequentemente levam a algum inchaço nos pés e tornozelos.
O inchaço pode ocorrer em mulheres tratadas com estrogênio ou durante partes do ciclo menstrual. A maioria das mulheres apresenta algum inchaço durante a gravidez. Inchaço mais intenso durante a gravidez pode ser sinal de pré-eclâmpsia(também chamada de toxemia), um quadro grave que inclui pressão arterial elevada e inchaço.
Pernas inchadas podem ser sinal de insuficiência cardíacainsuficiência renal ouinsuficiência hepática. Nesses quadros, existe fluído em excesso no corpo.
Alguns medicamentos também podem causar inchaço nas pernas:
- Antidepressivos, inibidores da monoamina oxidade (MAO) (como fenelzina e tranilciclopromina) e tricíclicos (como nortriptilina, desipramina e amitriptilina)
- Medicamentos para pressão arterial chamados de bloqueadores dos canais de cálcio (como nifedipina, amlodipina, diltiazem, felodipina e verapamil)
- Hormônios como estrogênio (nas pílulas para controle de natalidade ou terapia de reposição hormonal) e testosterona
- Esteroides
Consulta Médica
Seu médico obterá o histórico clínico e realizará um exame físico, com atenção especial ao coração, pulmões, abdome, linfonodos, pernas e pés.
Seu médico fará perguntas como:
- Quais partes do seu corpo ficam inchadas? Tornozelos, pés, pernas? Acima ou abaixo do joelho?
- Você tem inchaço sempre ou ele piora pela manhã ou à noite?
- O que faz o inchaço melhorar?
- O que faz o inchaço piorar?
- O inchaço melhora quando você eleva as pernas?
- Quais são seus outros sintomas?
Os testes diagnósticos que podem ser aplicados incluem:
- Exames de sangue como hemograma completo (CBC) ou química do sangue
- Radiografia do tórax ou radiografia da extremidade
- Eletrocardiograma – ECG
- Urina tipo 1
O tratamento deverá focar a causa do inchaço. Os diuréticos podem ser prescritos para reduzir o inchaço, mas podem apresentar efeitos colaterais. O tratamento doméstico para causas benignas de inchaço nas pernas deverá ser tentado antes de se iniciar a terapia com medicamentos.
Tratamento / Cuidados
Dicas que podem ser úteis:
- Eleve as pernas acima do nível do coração durante o repouso.
- Exercite as pernas. Isso ajuda a bombear o líquido das pernas de volta ao coração.
- Siga uma dieta pobre em sal, que pode reduzir o aumento de fluido e o inchaço.
- Use meias elásticas (vendidas na maioria das drogarias e lojas de suprimento médico).
- Quando viajar, faça intervalos para ficar em pé e se movimentar.
- Evite o uso de roupas apertadas ou ligas ao redor das coxas.
- Reduza o peso, se for necessário.
Após a prescrição de diuréticos + anti hipertensivo, apareceu o edema nas pernas .
E visualizando as observações aqui na pagina seguimos ao clinico para um parecer .
Mestry Badahra
Caso também queira uma avaliação relativa ao sistema circulatório periférico, estaremos à disposição. Agendamentos pelo telefone 98446-1192. Grato pelo interesse e contato.
Dr. mario freitas.
No dia 18/06/2015,meu tornozelo direito(somente o direito) começou a inchar em volta dele, e a doer, e observei também que esse inchaço estava se estendendo até a batata da perna, e ao tocar em qualquer parte do tornozelo e da batata da perna, estava apresentado um dolorido como se eu tivesse levado uma pancada, mas sem estar roxo ou vermelho. Fiz compressa de agua quente, e nenhuma melhora,fiz compressa de gelo e nada de melhorar. Quando fui dormir, coloquei as pernas para alto, e nada de melhorar, ao acordar no dia seguinte não consegui colocar o pé direito ao chão, Bem na frente da batata da perna e no tornozelo estavam brilhando de tão esticado e apresentando uma leve pigmentação avermelhada. e continuando dolorido tando na parte óssea quanto no músculo. Dr. Mario oque será isto? Me oriente por favor.
Muito obrigada.
O diagnóstico médico depende de consulta especializada e, muitas vezes, de exames complementares. Qualquer modalidade de tratamento estaria vinculada diretamente ao diagnóstico. Estaremos à disposição para ajudar no que for possível. Por favor, faça contato. Agendamento 98446-1192. Grato pelo interesse e contato.
Sinto dores cansadas nas pernas e ficam inchadas frequentemente, qndo era criança tive sopro no coração. Meus pés parecem que tem água e dói. Que especialista devo procurar.
As especialidades médicas que avaliam a circulação periférica são a Angiologia e a Cirurgia Vascular. Ambas especialidades estão disponíveis para atendimento no consultório. Favor agendar no 09446-1192. Grato por seu interesse e contato.
A poucos dias para cá estou com inchaços nas pernas, principalmente na esquerda. Tenho caminhado pouco. Pode ser uma razão? faço uso de fenituína e cardenal.
O edema dos membros inferiores pode ser causado diretamente por problemas circulatórios ou doenças sistêmicas, entretanto, o diagnóstico pode necessitar além do exame físico, exames complementares especializados. Por favor agende sua consulta médica no 98446-1192. Pode contar que faremos todo empenho para auxilia-lo na melhoria deste problema. Grato pelo interesse e contato.
minha mae tem insuficiencia cardiaca e fica muito
inchada.o diuretico injetavel funciona.todos os exames estao dentro da normalidade.existe algum fitoterapico que ela possa usar? ela tem 79 anos
Edema e inchaços podem relacionar-se a diversas doenças sistêmicas e também ao sistema circulatório periférico. Importante a avaliação clínica e exames. Estaremos à disposição para realizar a avaliação clínica em consulta médica. Por favor agendar no telefone 98446-1192. Grato pelo interesse e contato.