O nível elevado de açúcar no sangue pode afetar nervos e a circulação sanguínea das pernas. A lesão dos nervos pode causar formigamentos, agulhadas, queimação e até insensibilidade dos pés. Desta forma, o diabético não sente as lesões e estas pioram e podem se infectar, o que pode levar a amputação de pés e pernas.
Saiba mais em:
PRINCIPAIS SINTOMAS :
Os principais são dos nas pernas, principalmente com exercícios, feridas que não curam, pés inchados, azulados e ressecados.
CUIDADOS :
– É preciso examinar diariamente os pés e ter cuidados com bolhas, rachaduras e ressecamentos.
– Evite colocar os pés de molho, pois eles poderão rachar ou ressecar.
– Nunca ande descalço, mesmo em casa
– Não tente remover calos ou verrugas com curiosos e pedicures sem treinamento.
– Use diariamente uma loção ou creme hidratante nos pés. Retire o excesso e não use cremes entre os dedos.
DIAGNÓSTICOS :
Peça para seu médico examinar seus pés em todas as consultas.
CONSEQUÊNCIA DO PROBLEMA:
A diabetes pode levar a amputação dos pés ou pernas.
Varizes são veias dilatadas e deformadas, que podem surgir ao longo das pernas, quando o sangue não é devidamente bombeado dos pés ao coração.
Algumas medidas podem ser adotadas para prevenir o surgimento da varizes: 1. Evite permanecer muito tempo parado na mesma posição, sobretudo em viagens 2. Mantenha um bom funcionamento intestinal com uma boa hidratação e uma dieta rica em fibras 3. Invista em uma alimentação saudável para evitar o sobrepeso e a obesidade 4. Cuide de sua postura sentando-se sempre de forma alinhada e não mantenha as pernas cruzadas por muito tempo 5. Evite calças muito apertadas principalmente na parte mais alta e cuidado com o uso excessivo de salto alto 6. Ao perceber o aparecimento de pequenos vasinhos, procure um Angiologista, o tratamento precoce evita a evolução para varizes maiores e dolorosas. Fonte: SBACV