As veias doentes e que representam suas formas e contornos alterados recebem o nome de varizes. As varizes constituem-se em uma das doenças vasculares mais freqüentes do ser humano, atingindo cerca de 30% da população aos 30 anos de idade, especialmente pessoas do sexo feminino em uma proporção de, aproximadamente, oito mulheres para cada homem.
Esta doença se apresenta em diversos “graus”, que iniciam-se com as telangiectasias (“vasinhos”) e as minivarizes, normalmente sem sintomas. Conforme ocorre a dilatação das varizes ao longo do tempo podem ocorrer complicações como: flebites, tromboses, eczemas, entre outros. O período de evolução é muito variável para que todas as fases ocorram.
Além do aspecto visual e cosmético desagradável das dilatações venosas na pele, existem sintomas relacionados às varizes como: desconforto e queimação nas pernas e plantas dos pés, inchaços, especialmente nos tornozelos, sensações de cansaço ou peso nas pernas, cãimbras noturnas.
Diversos são os exames auxiliares para a avaliação clinica e o estadiamento das varizes, entretanto, o principal deles é o Doppler Venoso Colorido.
Existem vários tratamentos para as varizes:
– medicamentoso e postural
– elastocompressão (meias elásticas medicinais)
– escleroterapia convecional (aplicação de vasinhos)
– escleroterapia com espuma densa
– crioescleroterapia
– flebectomias (retirada das varizes)
– safenectomias (retirada das safenas)
– abalação de veias safenas e veias perfurantes por radiofreqüência
– endolaser e laser transdérmico
Não existe na atualidade um único método terapêutico que, isoladamente, seja o melhor para o tratamento das varizes.
Portanto, torna-se imprescindível uma avaliação médica detalhada e individualizada, preferencialmente pelo Especialista (Angiologista/ Cirurgião Vascular) para definir qual a combinação de técnicas é a ideal para cada caso.
Como norma geral, as varizes dos membros inferiores devem sempre ser tratadas e, quanto mais precoce for realizado o tratamento, melhor!
—
Dr. Mário Augusto Freitas – CRM-MS 4210 / RQE-MS 2231-02
Especialista em Angilogia e Cirurgia Vascular
Doutorado em Clinica Cirúrgica – USP
Membro Titular – SBACV e CBC
quem tem diabetes pode fazer cirurgia de varizes
Sim, pode realizar esta modalidade de cirurgia desde que o diabetes esteja compensado e a avaliação circulatória detalhada nos ofereça parâmetros de segurança. Por favor, faça seu agendamento pelo telefone 98446-1192. Grato por seu interesse e contato.
Oi doctor meu problema é as VArizes nas pernas eu gostaria de saber mais sobre o tratamento como faço eu quero fazer uma avaliação
Olá! Temos disponível em consultório diversas modalidades de tratamento para varizes. Por favor, faça contato com 98446-1192 para agendamos sua consulta vascular. Grato pelo interesse e contato.
Olá, não moro em Campo Grande , mas estarei visitando a cidade no dia 18 à 26 de Agosto, por isso gostaria de ter uma idéia de quanto seria, e se seria possível uma única aplicação de varizes?
Muito obrigada,
Yone Severiano
email: yoneseveriano@gmail.com
Olá! Sem uma avaliação médica especializada seria complicado traçar algum perfil de tratamento. Sugiro realizarmos sua consulta e planejarmos uma proposta de solução para seu problema. Faça contato no 98446-1192 para agendamentos. Grato por seu interesse e contato.